terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atualidades da Angola e da África do Sul

Notícia da África do Sul







Greve de um dia na África do Sul




Muitos cortes de postos de trabalho ocorreram nas minas
A África do Sul está a ter uma greve que a COSATU, o Congresso dos Sindicatos Sul-Africanos, espera ser a maior da era pós-apartheid.
A paralização é em protesto contra o custo de vida, nomeadamente os preços da energia eléctrica e devido aos receios de despedimentos no sector mineiro.
Se a COSATU conseguir mobilizar todos os seus cerca de 2 milhões de membros a greve será uma das maiores manifestações de massas no país desde a queda do regime de apartheid.
Espera-se que a paralisação afecte o sector da educação, das minas e os serviços municipais.






Notícia da Angola



'Diamantes provocam pobreza em Angola'

Rafael Marques acusa explorações diamantíferas de contribuirem para a fome nas Lundas
Em Angola a destruição de campos cultivados e a expropriação arbitrária de terras para a expansão de projectos diamantíferos está a gerar mais pobreza e uma vaga de fome, de acordo com uma nova pesquisa publicada esta quinta-feira.
As acusações vêm contidas num relatório intitulado "A Colheita da Fome nas Áreas Diamantíferas", da autoria do conhecido jornalista e activista dos direitos humanos, Rafael Marques.
O estudo sublinha que os interesses das empresas mineiras nas províncias da Lunda-Norte e Lunda-Sul, no nordeste de Angola, se está a sobrepôr aos das comunidades locais.

Nenhum comentário: